Quem é o RUACH KADOSH Para Você?

 
Conhecermos aquele a quem as Escrituras fazem menção, é de grande importância para nós, que buscamos o conhecimento da Verdade. Assim sendo, decidimos abordarmos a respeito desse tema: Quem é o Ruach Kadosh? Quem é esse que se encontra presente do início ao fim nas Escrituras? Qual a sua importância na vida do crente e, no plano de salvação?
 
Falarmos sobre esse assunto, ajuda-nos a reformularmos nossos conceitos a respeito deste, o qual tem atuado em nosso meio, como instrumento de capacitação e, revestimento para os crentes, de modo que se faça cumprir a vontade do Yahu, a saber: que todos sejam salvos e, cheguem ao pleno conhecimento da verdade! E, assim sendo, começaremos nosso estudo, conceituando o que é Ruach, de modo que, tendo-o bem definido, não nos percamos na polissemia dessa palavra! 
 
1 - CONCEITUANDO O TERMO RUACH
 
É muito comum ao falarmos a respeito do Ruach, deparamo-nos com quem o defina por fôlego! Mas a respeito disso, é necessário tomarmos o devido cuidado, pois Ruach tem dentre seus significados a palavra fôlego, mas no sentido de respiração e, NÃO no que tange ao fôlego de vida, que no hebraico é chamado de Nishamat Cha-aim! Daí, a importância de compreendermos que Ruach é uma palavra polissêmica e, assim sendo, faz-se necessário sabermos qual o seu significado no texto em que está inserido!
 
De acordo com o dicionário strong, a palavra Ruach no conceito hebraico, retrata a experiência de algum poder misterioso, invisível, impressionante, vivo. Isto incluia forças como o vento(Dn 2:35; Dn 7:2). A Nefesh ativida, ou seja, vivificada pela Nishamat cha-aim(fôlego de vida), a qual resultou em nefesh hayah( Ser vivente). É neste Ser que reside as atitudes, os sentimentos e, o intelecto. O espírito divino que podia descer de Elohim e habitar as pessoas, dando-lhes habilidades sobrenaturais, como a que foi concedida a Daniel, para interpretar sonhos. Pgª1924
 
Ruach ( רוח ) é um substantivo feminino e, por ser polissêmico, possui vários significados, dentre eles: 
 
1 - vento, ou algo semelhante; ( Gn 8:1; Ex 15:10; Nm 11:31; Jr 49:36; Ez 37:9)
 
Gn 8:1 " E lembrou-se Elohim de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Elohim fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas."
 
Em hebraico:
א ויזכר אלהים את נח ואת כל החיה ואת כל הבהמה אשר אתו בתבה ויעבר אלהים רוח על הארץ וישכו המים
 
Exodo 15:10 " Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas."
 
Em hebraico :
י נשפת ר ברוחך כסמו ים ס  צללו כעופרת במים ר אדירים ס
 
Nm 11:31 " Então soprou um vento do YHWH e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra."
 
Em hebraico:
ורוח נסע מאת יהוה ויגז שלוים מן הים ויטש על המחנה כדרך יום כה וכדרך יום כה סביבות המחנה--וכאמתים על פני הארץ

Jr 49:36 " E trarei sobre Elão os quatro ventos dos quatro cantos dos céus, e os espalharei na direção de todos estes ventos; e não haverá nação aonde não cheguem os fugitivos de Elão."
 
Em hebraico:

לו והבאתי אל עילם ארבע רוחות מארבע קצות השמים וזרתים לכל הרחות האלה ולא יהיה הגוי אשר לא יבוא שם נדחי עולם עילם

 
Ez 37:9 " E ele me disse: Profetiza ao Ruach(espírito), profetiza, ó filho do homem, e dize ao Ruach(espírito): Assim diz a YHWH : Vem dos quatro ventos, Ruchot( espírito), e assopra sobre estes mortos, para que vivam."
 
Em hebraico:
ט ויאמר אלי הנבא אל הרוח הנבא בן אדם ואמרת אל הרוח ס כה אמר אדני יהוה מארבע רוחות באי הרוח ופחי בהרוגים האלה ויחיו

2 - um Ser imaterial "espírito", o qual dentre as diversidades de seu agir, encontramos: o sopro, o vento, a respiração;
3 - poder e/ou força sobrenatural, que sobrevém como um vento;
4 - algo proveniente de Elohim, com o objetivo de conceder habilidades sobrenaturais e, o revestimento necessário àqueles que atuam em prol de seu Reino.
 
 
Nas Escrituras, encontramos o Ruach sendo usado da seguinte forma: 
 
1 - Ruach de Elohim; 
2 - Ruach de Yhwh;
3 - Ruach Kadosh
 
O Ruach de Elohim é mencionado como Ruach Kadosh ( Sl 51:11; Is 63:10-11)
 
1 -  COMPREENDENDO A RESPEITO DO RUACH DE ELOHIM NO ANTIGO TESTAMENTO
 
Já de ínício, no livro de Gn 1:1-2, lemos o seguinte texto " Em princípio, criou Elohim os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Ruach de Elohim se movia sobre a face das águas." 
 
Em Exodo 35:31, lemos o seguinte:  " E o encheu do Ruach de Elohim, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo o ofício."
 
Em 1Sm 10:10, lemos o seguinte: " Quando eles iam chegando ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Ruach de Elohim se apoderou de Shaul e, ele profetizou no meio deles."
 
Em 2Cr 15:1, deparamo-nos com o seguinte texto:  "Então veio o Ruach de Elohim sobre Azarias, filho de Odede"
 
Em Jó 33:4, lemos o seguinte:  " O Ruach de El me fez e, o sopro( Nishamat - fôlego) do todo poderoso me dá vida."
 
 
2 - COMPREENDENDO A RESPEITO DO RUACH KADOSH
 
Agora que já temos em mente o conceito de Ruach, adentraremos no estudo: Quem é o Ruach Kadosh? Quem é este, que de acordo com as Escrituras, dá testemunho a respeito daquELE que O enviou? Qual a sua importância na Congregação e, no processo de salvação do homem? Mas antes de começarmos a falar sobre o Ruach Kadosh, é preciso termos em mente que, no Novo Testamento, o termo usado para se referir a esse Ruach é, Pneuma to Hagion,  que em nosso idioma foi traduzido por: Espírito o Santo.
 
Vejamos os textos abaixo:
 
Marcos 13:11 - "Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós que falais, mas sim o Pneuma to Hagion ( Espírito o Santo) ." 
 
Analisemos com atenção esse texto, o qual é muito interesante, pois infelizmente a má interpretação dele, tem levado muitos a rejeitarem o ensino na Congregação. Tem levado muitos a não ver a necessidade de ter quem ensine na Congregação e, asssim fazendo, rejeitam também as funções delegadas por Yeshua na Congregação, afim de que a mesma venha desempenhar com zelo o que lhe foi confiado.  Abra a sua bíblia e leia o texto que se encontra em:
 
Efésios 4:11, onde lemos o seguinte: " E ELE deu uns como emissários(apóstolos), e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e MESTRES, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do Corpo de Yeshua; até que todos cheguemos à unidade da emunah e do pleno conhecimento do Filho de Elohim, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Yeshua o Ungido; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro.
 
Atentem-se que o ensino escritural, mostra-nos que o próprio Ungido instituiu funções na Congregação, de modo que em seu governo, os que estão debaixo de sua autoridade, sejam aperfeiçoados e, edificados na emuna! Portanto, havendo ensino na Congregação, diminui a chance de sermos levados por vento de falsas doutrinas; torna-nos constantes na emuna e, conhecedores da vontade do Yah(Yh)! E, nisso percebemos a importância do Ruach Kadosh na vida do crente, pois é esse Ruach que nos faz LEMBRAR de tudo o que nos foi ensinado!! Daí compreendermos a mensagem abaixo:
 
1 Yehohanan(Jo) 2:27 - " E quanto a vós, a unção que dELE recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei."
 
É a unção do Ruach Kadosh, que permite ao homem conhecer a Yahu Elohim, conhecer a sua Palavra, conhecer a sua vontade, de modo que não haja necessidade que outro o ensine a respeito dessas coisas, pois aquEle que nos foi enviado, TESTIFICA em nós o que é verdadeiro e, nos faz LEMBRAR o que nos foi ensinado. Por isso, somos orientados a permanecermos nELE, de modo que não sejamos presas fáceis ao engano, a mentira, a corrupção e, a tudo o mais que não provém de Yah Elohim. Sem a unção do Ruach para o ensino na Congregação e, sem ter quem exerça a função de ensino na Congregação, o povo passa a andar segundo seus próprios conceitos! Segundo sua própria força! E, como nos foi ensinado: " a falta de conhecimento e, o rejeitar o conhecimento, faz com que oo povo seja destruído. Oseias 4:6 ( nome correto: Hoshea)
 
Um exemplo claro da necessidade de ter quem ensine a respeito das boas novas de salvação, é o de Filipe, o qual conduzido pelo Ruach ao deserto, encontrou o etíope eunuco. Vendo Filipe que este lia o livro do profeta YeshaYahu(Isaias), perguntou-lhe se ele sabia o que estava lendo e, nisso o eunuco lhe respondeu: como saberei se não há quem me ensine? Atos 8:26-31
 
Observem atentamente que NÃO foi o Ruach que ensinou ao eunuco a respeito do que este lia no livro do profeta, mas SIM Filipe, o qual revestido da unção do Ruach, abriu sua boca para falar com conhecimento acerca daquEle que o enviou para apregoar as Boas NOvas de Salvação! E, nesse autoridade de quem conhece a respeito daquele a quem faz menção é, que nos colocamos à disposição do Reino de Yah Elohim!  
 
Assim sendo, o papel do Ruach de maneira nenhuma é tomar o lugar que a nós, foi confiado, a saber: o de apregoar as boas novas! O papel do Ruach é de nos fazer LEMBRAR tudo o que Yeshua nos ensinou, é de nos fazer trazer a memória o que nos dá esperança! É de nos convencer da Verdade, da Justiça, do juízo e, da importância de termos nossos pecados perdoados! 
 
Portanto, precisamos ter em mente o seguinte:
 
1 - é o Ruach Kadosh, O qual nos foi enviado, que nos faz LEMBRAR de tudo que nos foi ensinado por Yeshua.
 
Jo 14:26 - "Mas o Ajudador, o Pneuma to Hagion ( Espírito o Santo) a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito."  
 
2 - é através do Ruach Kadosh, que recebemos poder e, tornamo-nos testemunhas de Yeshua, o Ungido.
 
Atos 1:8 - "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Pneuma Hagiou, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra." 
 
3 - o Ruach Kadosh é concedido por Elohim aos que O obedecem.
 
Atos 5:32 - "E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Pneuma to Hagion, que Elohim deu àqueles que lhe obedecem."
 
4 - o Ruach Kadosh constitui bispos para apascentarem a Congregação de Yah Elohim.
 
Atos 20:28 - " Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Pneuma to Hagion vos constituiu bispos, para apascentardes a Congregação do Yah, que ELE adquiriu com seu próprio sangue."
 
5 - é o Ruach da Verdade que nos guia a toda a verdade.
 
Jo 16:13 - " Quando vier, porém, aquele, o Pneuma da Verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras."
 
6 - é o Ruach Kadosh quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo.
 
Jo 16:7-11 - " Todavia, digo-vos a verdade, convém-vos que EU vá; pois se eu não for, o Ajudador não virá a vós; mas, se EU for, vo-lo enviarei. E quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado."  
 
 
Como podemos observar nos textos citados acima, o Ruach tem funções diversas, as quais nos permitem conhecer a VONTADE do Yah(Yhw) para nossa vida, afim de que manifestemos os princípios de obediência, submissão, emunah, humildade e, dependência a Elohim. Somente quem conhece a Verdade e, a recebe pela emuna, consegue viver segundo os preceitos de Elohim.
 
O papel do Ruach Kadosh é de grande importância para o homem, pois como já dissemos anteriormente, é através dELE que o homem reconhece seu estado de pecado e, consequentemente, a necessidade do arrependimento, para que então lhe seja concedido o perdão. E uma vez pois, que este homem é perdoado, justificado e remido no Sangue do Ungido Yeshua, NÃO vive mais no estado de pecado, MAS SIM  em Novidade de Vida, pois como nos revela as escrituras, todos quanto receberam Yahushua o perdão, experimentando dessa forma o imensurável ohav(amor) de Elohim, recebeu a seguinte ordem: "vá e, não peques mais. A tua emunah te salvou!"
 
Há um texto nas Escrituras que nos revela o seguinte em Mt12:32  - "Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Ruach Kadosh, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro." 
 
Perguntemo-nos: o que seria esse falar contra o Ruach Kadosh, de modo que o homem para tal atitude não tenha perdão?
 
Sabemos que Yah é Elohim zeloso, O qual requer dos seus, compromisso para com seus preceitos e, para com a sua palavra e,  para com o ahavah(amor), logo chega a ser contraditório acreditar que Ele se importa mais com o que falam a respeito do Ruach do que de si mesmo, visto que, o próprio Yahushua fez questão de Santificar o Nome do PAI em suas orações, tornando-o manifesto em nosso meio e, rendendo-lhe graças! Diante disso, perguntemo-nos mais uma vez: o que seria esse falar contra o Ruach Kadosh, de modo que o homem para tal atitude não tenha perdão?
 
Cremos que a expressão correta seja: aquele que rejeita o Ruach Kadosh, NÃO RECEBE o perdão nessa vida, nem na vindoura! E isso, pelo fato de que somente pelo Ruach Kadosh, O HOMEM É CONVENCIDO DE SEU ESTADO PECAMINOSO, o qual faz a separação entre o Altíssimo e o homem! E não havendo o reconhecimento desse estado de pecado, do que o homem tem a se arrepender?  E não havendo arrependimento, como poderá ser liberado o perdão de Elohim para com o homem? E não havendo a liberação do perdão, como o homem poderá ser religado a Elohim? 
 
Sabedores que, após a morte, segue-se o juízo, os que rejeitam o perdão nessa vida, também não desfrutarão dele na vida vindoura com Yeshua o Ungido! Por isso cremos que o papel do Ruach Kadosh no plano de salvação de Elohim, reflete a todo instante, o prazer do Yahu em proporcionar ao homem, a reconciliação deste para com Elohim, reconciliação esta que se dá através do convecimento do pecado, da necessidade do arrependimento, da necessidade do perdão e, da emunah! Se não for pelo Ruach da Verdade, o homem NÃO consegue reconhecer seus próprios erros, não consegue reconhecer que carece da misericórdia de Elohim, não percebe que está em trevas! Não percebe que se faz necessário voltar ao ponto de partida!
 
 
"E eu rogarei ao PAI e, ELE vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre,  a saber,
 o Pneuma da verdade, O qual o mundo não pode receber; porque não O vê nem O conhece;
mas vós O conheceis, porque ELE habita convosco e, estará em vós."
 
Yaohurranan(Jo) 14:16-17

 

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode