Nova Postagem - Amar não é Gostar!

Shalom! Comunicamos nova postagem em nosso site, cujo tema é: Amar não é Gostar!
 
Compreendermos que o Amar alguém e, o Gostar de alguém, são coisas distintas, ajuda-nos a sermos verdadeiramente livres de conceitos errôneos, acerca desse assunto! Pois na falta desse entendimento, não é raro encontrarmos pessoas que, por não gostarem de alguém, sentem-se isentos da responsabilidade de amar esse alguém! E, os que, dizendo-se amar alguém, sentem-se constrangidos por não gostar de alguém!
 
Querem ver um exemplo? Podemos citar o de Jonas! O qual, ordenado pelo Altíssimo, para ir até a cidade de Ninive e, clamar contra ela, procurou de todas as formas, fugir da missão que lhe foi confiada! E, por que Jonas assim procedeu ? E, a resposta é: porque ele não gostava dos moradores de Nínivie! E, nisso, surge-nos mais uma pergunta: mas o que poderia levar Jonas a não gostar dos moradores de Nínive? E, a resposta encontramos na própria Escritura, a qual nos relata que, Nínive, capital do Império Assírio, era uma cidade ensanguentada, ou seja, uma cidade onde a morte se dava de maneira cruel/violenta/sanguinária! Uma cidade cheia de mentiras e rapina (roubo praticado com violência); voltada para a idolatria/feitiçaria e, para o adultério. Naum 3:1-4
Quantos em nosso meio, não agem feito Jonas? Não gosto, então não ajudo! Não gosto, não me importo! Não gosto, quero mais é que morra... Quantos em nosso meio não agem feito Jonas? Por não gostar de alguém, acham que esse alguém não é merecedor de receber a Graça de Elohim, nem de ser salvo por ESTE e, muito menos receber o seu perdão?
E, na contramão desse tipo de pensamento, o Altíssimo mostra a Jonas, o que nos propomos a ensinar nesse estudo, a saber: AMAR não é GOSTAR!
 
Ter esse entendimento, leva-nos a uma prática expansiva; expressiva e responsável do AMOR! Portanto, aquele que diz que Ama, mas não cuida do que lhe é confiado, não respeita o seu próximo, não é fiel ao que se propõe a fazer, não é fiel para com seu conjuge, não é verdadeiro em suas amizades, NÃO ama! Aquele que não julga a causa do aflito com justiça, aquele que causa danos ao meio ambiente e, toda sua biodiversidade, aquele que propaga mentiras e, semeia contendas entre irmãos, aqueles cuja palavra é dúbia, NÃO ama!
 
E, uma vez que, cientes que Elohim é AMOR, os que estão nesse AMOR, precisam manifestá-lo, de modo que, aquele que recebe o AMOR, O conheça e, por ELE, que é Amor, seja reconhecido!
 
Portanto, quando alguém diz: " nunca conheci o AMOR"! É porque os que se dizem estar nELE, não o manifestaram como deveria, a saber: com respeito, com verdade, com fidelidade... não serviu de fortaleza para este que se encontrava fraco! Não trouxe cura, para o que estava enfermo! Não supriu suas necessidades! Não o instruiu, não o exortou com sabedoria, não concedeu-lhe palavra de ânimo, que lhe renovasse a esperança e a emunah! Por isso, há quem diga que nunca conheceu o AMOR, porque em todas as tempestades pelas quais passou,... sempre se viu sozinho!
 
Agora... em relação a GOSTAR, precisamos entender o seguinte: este ao contrário do AMOR, não nos remete a uma ação, estabelecida como Mandamento/Ordem, mas SIM, remete-nos a GOSTO!!!! Logo, como GOSTO, cada um tem o seu! E, esse Gosto, por estar sempre em um constante processo de mudanças, torna o Gostar, IMPERFEITO! Porque ele oscila, ele varia de acordo com nossas afinidades e, interesses do momento!
 
Outro ponto importante a ser mencionado é o seguinte: o Gostar, ao contrário do Amor, requer LIMITES, de modo a estabelecer o bom convívio social, pautado no RESPEITO ao próximo e, no DIREITO do próximo!
Quer saber mais sobre esse tema e, a forma como o abordamos, acesse o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/textos-para-medita%c3%a7%c3%a3o/amar-nao-e-gostar/