Terreno Pedregoso, Não Tem Raiz Em Si Mesmo!

 
Encontramos nas Escrituras, uma Parábola que é muito conhecida e, apregoada por aqueles que buscam retirar dela, ensinos que resultem na vida daquele que a ouve, uma transformação acompanhada pelo exercício constante da emunah! E, que Parábola é essa? E, a resposta é: A Parábola do Semeador, na qual é apresentado 4(quatro) tipos de solo/terreno(Pessoa), em que a semente, ou seja, a Palavra, é lançada pelo semeador.
 
Assim sendo, dentre os solos mencionados nessa Paráboloa, faremos menção apenas de um deles, a saber: o Solo/Terreno Rochoso! 
 
Vejamos o texto abaixo:
 
Mc 3:14-17 " O Semeador semeia a Palavra. Os que estão à beira do Caminho onde a Palavra foi semeada, são aqueles que ouvem, mas logo vem Satanás e arrebata a Palavra que neles foi semeada. Assim também as que foram semeadas em solo pedregoso, são aqueles que ao ouvirem a Palavra, imediatamente a recebem com alegria, mas não têm raízes em si mesmos, são de momento: caso venha uma tribulação ou uma perseguição por causa da Palavra, imediantamente sucumbem."
 
Ao lermos essa Parábola com um novo olhar... numa nova percepção, o que nos chamou a atenção, foi a forma como se mencionou o Solo/Terreno! Sim, porque este é associado a pessoas e, a diversidade de pessoas que recebem a Palavra de Elohim! No versículo 16, um fato nos saltou aos olhos, a saber: SOLO ROCHOSO NÃO TEM RAIZ EM SI MESMO! E, por não ter raíz em si mesmo, o que produz é temporário... o que produz, não o satisfaz, visto que por ser terreno rochoso, o que nele é lançado, não encontra terra o suficiente para proporcionar a semente( Palavra) um crescimento contínuo e produtivo!
 
" ...E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se." Mc 4:5-6
 
Mas... voltemos ao que nos chamou a atenção: " Solo Rochoso, Não tem raiz em si mesmo!"
 
Percebam que a Parábola não fala acerca de pessoas que têm raízes curtas, mas SIM, de pessoas que não têm raízes! Pessoas de momento, que em período de adversidade, quer seja em sua vida conjugal; familiar; profissional; social; financeira; bem como em decorrência de tribulação/perseguição por amor a Verdade, SUCUMBEM imediatamente! Para estes, a mensagem a ser apregoada é: " o que nos separará do ahava(amor) de Elohim?" Rm 8:38-39
 
Pessoas Rochosas, precisam ser curadas de sua Personalidade Inconstante; Dúbia; Insegura acerca do que crê; acerca do que quer; acerca do que sente; acerca do que fala e, acerca do que ouve! Daí, a necessidade dessa Pessoa, buscar para si, Cura Interior, pois toda planta que não extende suas raízes, de modo a torná-la profunda, não resiste as adversidades! Não resiste as mudanças que ocorrem a sua volta! 
 
E, nessa Personalidade Inconstante, a vida que vive, é cercada por incerteza... por dúvidas! Num determinado momento, empolgado, acredita ter encontrado o amor de sua vida... mas em outro instante..., o que lhe era era amor eterno, deixou de ser! E um outro momento, fica empolgado com a possibilidade de ter seu próprio negócio...., mas logo depois, vendo a burocracia para montar e, manter seu estabelecimento, desiste, achando mais fácil continuar sendo empregado ao invés de patrão... e, por aí vai! 
 
Assim sendo, Pessoa Rochosa, NÃO se limita apenas a NÃO ter raiz em relação a Palavra, mas TAMBÉM, Não possue raiz em outras esferas de sua vida, as quais também precisam de cura, pois do contrário acontece isso: " a Palavra vem, é recebida com euforia... , mas logo em seguinda, na primeira dificuldade... esmorece! Na primeira dúvida... sucumbe! Deixa de crer no que tomou como Verdade e, por que isso acontece? Porque, falta-lhe raiz profunda! Falta-lhe constância; confiança; certeza; segurança; o ser fiel acerca do que crê, de modo que, assim procedendo, mantenha-se firme ao que recebeu como sendo verdadeiro em sua vida.
 
Portanto, a raiz que falta nesse Solo/Terreno(Pessoa) Rochoso é a Emunah! Sem Emunah é impossível criarmos raízes de sustentabilidade, que gere em nós crescimento; fortalecimento e; o amadurecimento necessário, para nos manter firmes e, constantes, independente das circunstâncias... independente das adversidades que porventura viermos a passar! " O que nos separará do ahava(amor) de Elohim?" E, a resposta é: Para os que tem em si raiz profunda, NADA nos separará desse ahava, mas para aqueles que não tem raiz em si mesmo, qualquer adversidade é motivo para abate-lo, para fazê-lo desistir da caminhada e, abandonar a Emunah!
 
Precisamos ter em mente o seguinte: o que mantém uma planta viva e, saudável, é a grandeza e, a força de sua raiz, na qual está a função de captar do solo a quantidade de nutrientes e, água necessários para a sua sobrevivência! Quanto mais profundo for a nossa raiz, maior será nossa chance de nos mantermos firmes; fortes; viçosos!
 
 
Não nos enganemos! Solo Rochoso NÃO tem raiz em si mesmo! De início a Palavra nele lançada, "parece" surtir efeito, mas... na primeira dificuldade, o que vemos é o desânimo; o esmorecer; o sucumbir! Que no exercício constante da Emunah, possamos tornar nossas raízes profundas!

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode