O Que Você Sabe Sobre Emunah - Fé?

 
Um dos motivos que nos levou a elaborarmos esse estudo sobre Emunah, foi o fato de nos depararmos com pessoas, que por não conhecerem o significado de Emunah, a restringe e/ou, a associe tão somente ao termo que lhe foi apresentado como tradução em nosso idioma, a saber: Fé! E, um outro motivo, dá-se pela seguinte razão: o não conhecimento acerca de Emunah, impede o crescimento espiritual do crente, ou seja, faz com esse seja vacilante, inconstante e, inseguro até mesmo no que diz respeito a sua salvação!
 
Assim sendo, é comum ouvirmos alguém perguntar: O que é Emunah? Como alcançá-la e, como manifestá-la? E, do mesmo modo, também é comum ouvirmos pessoas, na ânsia de explicar o que é Emunah, tão somente a define através do texto que se encontra em Hb 11:1, onde lemos o seguinte: "Ora, a Emunah é o firme fundamento das coisas que se esperam e, a prova das coisas que não se vêem."
 
Mas... diante desse tipo de resposta, que mais parece uma resposta pronta, a ser servida a quem tem fome de aprendizado, surge-nos a seguinte pergunta: o que seria esse firme fundamento das coisas que se esperam e, a prova das coisas que não se vêem?  É exatamente nesse ponto que queremos chegar, pois cremos que, a compreensão do que é Emunah, traz vida a forma como nos relacionamos com YAHU, vivificando-nos em sua presença!
 
 
1 - Emunah - Uma Análise Etmológica
 
É muito comum, até mesmo dentre os que estão há mais tempo, firmes na Palavra do YAHU, ao se depararem com a palavra Emunah, associarem de imediato essa palavra com o que em nosso idioma foi traduzido por Fé! Mas é importante termos em mente o seguinte: Emunah NÃO é Fé! E, por que assim afirmamos? Porque quando analisamos o Antigo Testamento, NÃO encontramos a palavra Fé, mas sim, a palavra hebraica Emunah, a qual tem por significado: Fidelidade, Certeza, honestidade, lealdade, permancer, fidelidade, segurança..., conforme podemos constatar na foto abaixo:
 
Fonte: Dicionário Hebráico-Português e Aramaico-Português, 10ª Edição - Sinodal/Vozes.
 
 
Emunah é algo contínuo, ou seja, algo que mantemos continuamente, de uma forma íntegra, de modo a não esmoreçermos em meio as adversidades pelas quais viermos a passar. É uma palavra derivada do verbo Aman, que tem por significado: firmar, resitir, ser fiel, ficar firme, assegurar-se, perseverar, confiar, acreditar. E, conforme nos foi ensinado através das Escrituras, Emunah é um dom que vem de Elohim e, não de nós mesmos! Portanto, sendo um dom, tem por objetivo o fortalecimento da Congregação do Yahu, bem como a edificação do crente. E, nisso, surge-nos então a seguinte pergunta: Como se dá essa edificação? A resposta é: mediante seu exercício constante, afim de tornar a emunah, algo real em nossa vida!
 
Vejamos um exemplo para facilitar a compreensão do que estamos falando: imaginemos uma pessoa que exerce a função de policial. De nada adiante essa pessoa usar uma farda, tendo consigo toda a autoridade que lhe é delegada, senão exerce-la! Ou seja, os fatos ocorrendo diante de seus olhos, tais como assalto, roubo de carros, avanço de sinal vermelho, dentre outros e, ele alí...parado! Sem fazer nada!  O mesmo ocorre com a Emunah, a qual é um dom que precisa ser exercitado continuamente, afim de que possamos ver em nós o resultado desse exercício.
 
Outro exemplo que podemos citar para corroborar com o que estamos falando é: imagine agora uma pessoa que está acima do seu peso ideal. Para conseguir perder peso, vai ter que perseverar em ações contínuas, tais como exercícios físicos, acompanhados de uma dieta balanceada. A inconstância, ou seja, o não estar firme nessas ações, o impedirá de alcançar o que tanto almeja!
 
Do mesmo modo, aquele que deseja ser um atleta, precisa fazer uma série de exercícios, que dê a ele uma condição física, necessária para o tornar vitorioso em uma competição. É claro que de imediato, dificilmente ele vencerá os campeonatos, mas o ser CONSTANTE, o ser FIRME, no que almeja, aumentará suas chances de se aperfeiçoar no que faz!
 
Diante disso, podemos afirmar o seguinte: o exercicio da Emunah é diário! E, esse exercício nos aperfeiçoa no que buscamos, quer seja na certeza do que cremos, na convicção do cremos e, em quem cremos. Somos aperfeiçoados no que diz respeito ao servir com fidelidade, a agir com honestidade quer seja no que diz respeito ao Reino de Elohim, quer seja em nosso relacionamento para com aqueles que estão a nossa volta.
 
Aquele que exerce a fidelidade, aquele que é fiel, ou seja, aquele que tem Emunah, NÃO trai o que toma como verdade, nem como princípio! Aquele que exerce a fidelidade NÃO sente ciúme, porque no ciúme, não há segurança, não há firmeza e, não havendo Emunah, NÃO há como manter um relacionamento saudável. Aquele que é honesto, quando faz voto, o cumpre, porque tem a certeza e/ou convicção, ou seja, tem a Emunha para cumprir com o que prometeu!
 
Diante disso, fica mais fácil de se compreender, porque sem Emunah é impossível agradarmos a YAHU! Pois onde não há Emunah, NÃO há constância, NÃO há fidelidade, NÃO há certeza..., e como bem sabemos, no YAHU NÃO há mudança, nem sombra de variação(Tg 1;17)! ELE NÃO é inconstante! ELE é Elohim fiel, ou seja, nELE há fidelidade, nELE há Verdade! Logo, uma vez pois, que Yahushua intercedeu por nós, afim de que, assim como Ele e o PAI se fazem UM, em Unidade, nós também nos façamos UM com Eles, de modo que haja em nós o que nELES há, ou seja: Emunah! Portanto, não havendo em nós Emunah, todo nosso esforço será em vão, pois NÃO haverá nesse esforço o que agrada a YAHU.
 
EMUNAH NO ANTIGO TESTAMENTO
 
Em Dt 7:9, encontramos a palavra EMAN, para designar IÁURRU como sendo Ulrrim fiel, conforme podemos observar no texto abaixo:
"Saibam, portanto, que YHWH Elohecha (seu Elohim), é Elohim; ele é o El fiel (Eman), que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos."
 

 
Em 2Sm 20:19, encontramos a palavra EMUNE, para designar fiéis, conforme podemos observar no texto abaixo:
"Nós somos pacíficos e fiéis (Emune) em Israel. Tu procuras destruir uma cidade que é mãe em Yaoshorul. Por que queres arruinar a herança do YHWH? "
 

 
Em Salmos 12:1, encontramos a palavra EMUNIM, para designar fiéis. Neste caso, emunim está se referindo ao que não está sendo encontrado nos homens, conforme podemos observar no texto e, na foto em destaque abaixo:
 
"Salva-nos, YHWH! Já não há quem seja fiel ( Emunim); já não se confia em ninguém entre os homens."
 

 
Em Salmos 89:28, encontramos a palavra EMENET, para designar algo firme/firmeza, conforme podemos observar no texto em destaque abaixo:
"A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme (Emenet)."
 

Em Isaías 1:26, encontramos a palavra EMANAH, para designar fiel, conforme podemos observar no texto em destaque abaixo:
"E te restituirei os teus juízes, como foram dantes; e os teus conselheiros, como antigamente; e então te chamarão cidade de justiça, cidade fiel ( Emanah)."

 
Em Isaías 11:5, encontramos a palavra EMUNAH, para designar fidelidade, conforme podemos observar no texto em destaque abaixo:
"E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade (Emunah) o cinto dos seus rins."
 
 
Portanto, ressaltamos que, o exercício constante da Emunah, é colocá-la em ação constantemente em nossa vida. E, como fazemos isso? Crendo que YAHU é o Criador dos céus e da terra, crendo que seu Filho Yahushua é a salvação que nos foi enviada por YAHU, crendo que o Ruach Kadosh é aquele que convence o homem do pecado, da justiça e, do juízo, crendo que há para nós uma esperança, crendo que por maior que sejam as dificuldades, elas não prevalecerão sobre os que estão firmes nas promessas do YAHU, crendo que no YAHU estamos seguros, somos inabaláveis, somos preservados...
 
 
DIFERENÇA ENTRE EMUNAH E O CRER
 
Isaías 53:1 "Quem deu crédito a nossa pregação? E, quem se manifestou o braço do YHWH?"
 
Hb 11:1 "Ora, a Emunah é o firme fundamento das coisas que se esperam e, a prova das coisas que não se vêem."
 
Como podemos perceber, as Escrituras nos descreve as seguintes ações: o Crer e, a Emunah. Existe distinção entre estas ações? E, havendo como distinguir uma da outra? Obter esse entendimento é importante, uma vez que nos foi ensinado o seguinte: sem Emunah é impossível agradar a Elohim e, o crer no YAHU, recebendo sua salvação na pessoa de seu Filho Yahushua, é o meio pelo qual o homem pode ter seus pecados perdoados.
 
Assim sendo, vejamos abaixo a diferença existente entre o Crer e a Emunah:
 
O crer  é a certeza e/ou a convição do que ouvimos, acerca do que se falou da parte de YAHU. Ex.: após ouvir as boas novas de salvação, o indivíduo crê que as palavras ditas são verdadeiras, crê que Yahushua é filho de YAHU Elohim. Crê que Yahushua é o Cordeiro Santo que nos enviado da parte de Elohim, para nos conceder a Paz! E diante disso, vem a manifestação pública de sua emunah, através do fruto da obediência, da submissão, da humildade e, dependência àquELE a quem nos colocamos sob sua autoridade.
 
A Emuná  é a manifestação exterior do que o indivíduo creu. Portanto, aquele que crê nas boas novas de salvação, manifesta o que creu por meio da emuná, afim de que "Pela árvore conheçamos o seu fruto." e que frutos são esses? Os que são obtidos mediante a obediência, submissão, humildade, verdade e, dependência àquELE a quem nos colocamos sob sua autoridade, sob o seu governo, sob os seus cuidados.
 
Embora a EMUNAH E O CRER ANDEM JUNTOS, NÃO podemos achar e/ou supor que SÃO A MESMA COISA!! E porque afirmamos isso? Pelo simples fato de que: É POSSÍVEL crer sem manifestar a emunah, MAS É IMPOSSÍVEL manifestar a emunah sem crer. A própria Escritura nos revela que o diabo também crê que YAHU é Elohim, mas não exerce fidelidade para com Este! Do mesmo modo, há os que creem que Yahushua é o Filho de Elohim Vivo, mas não manifestam a emuná, ou seja, NÃO se prontificam a estarem firmados nELE! Preferem permanecer no mundo em que vivem, onde está a multidão..., já outros, que aceitam Yahushua, mas não se prontificam a viver em novidade de vida e, assim sendo, não são fiéis ao que lhes é concedido como sendo a Verdade! Por isso, não é de causar-nos surpresa, vê-los inconstantes, fracos, inseguros, visto que Não basta falar que Yahushua é Filho de Yahu Elohim, que Ele é o Caminho, a Verdade e, a Vida, se não der frutos do que crê! Senão manifestar no exterior, ou seja, senão exercer uma ação contínua acerca do crê e, de quem se crê!
 
Como podemos perceber, o primeiro passo a ser dado é o Crer, ou seja, o dar crédito ao que nos é apregoado, de modo que venhamos a manifestar a Emunah, isto é, a confiança, a certeza, a convicção acerca do que ouvimos e, a respeito de quem se faz menção como sendo o Caminho que nos conduz a Verdade e, a Vida! Assim sendo, o manter-se firme e constante no que cremos,  é exercitar e/ou colocar em prática a Emunah!
 
Como nos disse Yahushua: " e naqueles dias muitos dirão: - Adon eu profetizei em teu Nome...e estes ouvirão da parte de Yahushua: - apartai-vos de mim, porque nunca vos conheci."
 
Vejam que não basta tão somente crer, não basta tão somente realizar grandes feitos no nome Yahushua, temos que manifestar o que cremos e, o manifestar o que cremos é exercer a Emunah, isto é, é dar testemunho de fidelidade para com YAHU! É exercer confiança em sua palavra e, em seu Nome! É sentir-se seguro em meio as aflições! É ter a certeza de nossa Salvação mediante o sacrifício de Yahushua, o Ungido!
 
Diante disso, analisando cada um a si mesmo, vejam que tipo de fruto tem manifestado publicamente. Vejam se os vossos frutos se assemelham com os daquELE a quem tem afirmado crer, pois como nos foi ensinado: "somos rodeados por uma nuvem de testemunhas nas regiões espirituais e, a manifestação pública do que cremos é que vai revelar se provém ou não de YAHU Elohim e, assim sendo, saberemos se o que fazemos, O agrada, pois os frutos dados, serão provenientes da verdade, mas O desagradando, saberemos que os frutos, são oriundos da mentira! 
 
A manifestação do que cremos, torna público, a luz da verdade, se o que cremos é para honra ou desonra, se é pra vida ou para a morte . 
 
"O homem é justificado pela Emunah. Rm 3:28". 
 
O homem é justificado pela sua fidelidade para com YAHU. Pelo perseverar independente das circunstâncias e, assim sendo conforme nos é revelado em Sl 31:23 " YHWH preserva o servo fiel."
 
 
RELATOS BÍBLICOS DE PESSOAS QUE MANIFESTARAM A EMUNAH
 
Abraham, é um dos exemplos que podemos citar a respeito do Crer, quando ao ouvir do YAHU, a ordem para a sair de sua terra, de sua parentela e, da casa de seus pais (Gn 12:1), rumo a terra que Ele o mostraria, deu Crédito! E, consequentemente, dando crédito a palavra do YAHU, Abraham manifestou a Emunah, isto é, a certeza de que tais palavra se confirmariam em sua vida! Ele manifestou a certeza que tais palavras eram verdadeiras!
 
Jó também deu testemunho de sua Emunah, ou seja de sua confiança e, firmeza no YAHU, de modo que mesmo sendo colocado à prova, não blasfemou contra Elohim, ou seja, não deixou esmorecer a emunah. Observem que YAHU sabia o quanto Jó lhe era fiel e, nisso se confirmou o que nos é dito em Sl 31:23 " Amai YHWH, vós todos que sois seus santos; porque YHWH guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba."
 
O emissário Shaul no texto que se encontra em Rm 8:38, diz o seguinte: Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Elohim, que está em Yahushua, o Ungido."

Podemos observar no texto acima, a convicção e a certeza do emissário Shaul a respeito de sua salvação, de maneira que se mantinha firme no amor de Elohim, manifesto na pessoa de Yahushua, o Ungido.
 
Também encontramos nas Escrituras, o relato a respeito de um certo centurião. Este tinha servo era muito estimado por ele e, o mesmo se encontrava enfermo. Ao ouvir falar de Yahushua, enviou-lhe uns ançiãos do povo Yehudim, para que viesse ao encontro de seu servo, afim de curá-lo. Ao ouvir o pedido dos anciãos, Yahushua prontamente os seguiu, mas quando já estava perto da casa, o centurião, envia-lhe uns amigos, dizendo que Ele não precisava se incomodar, pois não era digno de recebe-lo em sua casa. Bastava tão somente uma palavra de Yahushua que o seu servo ficaria curado. E, diante das palavras do centiruão, Yahushua disse: " Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta emuna."   (ler Lc 7:1-10).
 
Vejam que o que deixou Yahushua maravilhado, foi o exercício da emunah manifestada pelo centurião! A convicção deste, a certeza de que somente uma palavra de Yahushua seria suficiente para que seu servo fosse curado, fez com que a cura se tornasse uma realidade na vida daquele que se encontrava enfermo!
 
Muito das vezes, deixamos de viver a realidade do que necessitamos, em razão de não nos colocarmos na perseverança, na fidelidade, na constância e, na certeza de que para YAHU nada é impossível! E, na dúvida, na inconstância, por não se manter firme no que crer, acaba não recebendo o que busca!
 
O emissário Shaul no texto em 2Tm 4:7 diz o seguinte: "Combati o  bom combate, acabei a carreira e, guardei a certeza/confiança." 
 
Shaul deixa claro sua convicção acerca do que cria e, em quem cria, trazendo consigo a certeza de missão cumprida. Mesmo à beira da morte, manteve-se firme na confiança para com as promessas do YAHU, pois sabia que Este preserva os que lhe são fiéis.

O próprio Yahushua também manifestou publicamente a sua emunah, dando testemunho a respeito do que ouviu e, aprendeu com aquELE que O enviou. E nisso os sinais também o seguiram e, esses mesmos sinais, disse-nos Yahushua, também seguiriam a todos quanto nELE cressem! Crê tu nisso? Então manifeste o que você crê! Exercite a sua emunah.
 
 
PISTIS - PALAVRA GREGA, COM SIGNIFICADO SEMELHANTE AO DE EMUNAH
 
Como abordamos anteriormente, no hebraico, Emunah é um termo usado no cotidiano do povo Yehudi(judeu), para designar fidelidade, confiança, honestidade, constância, firmeza, dentre outros. Na versão grega, Septuaginta, Emunah foi traduzida por: Pistis, o qual tem por significado: confiança, fidelidade, lealdade, certeza, convicção fundamentada no ouvir.
 
Vejamos abaixo, alguns textos que separamos do Novo Testamento, onde encontramos a palavra Pistes e suas flexões:
 
Em Atos 17:31, encontramos a palavra PISTIN, para designar certeza, conforme podemos observar no texto em destaque abaixo:
"Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza (pistin) a todos, ressuscitando-o dentre os mortos."
 

Em Rm 3:25, encontramos a palavra PISTEOS, para designar confiança na pessoa de Yahushua, o qual derramou seu sangue para remissão de nossos pecados, conforme podemos observar no texto em destaque  abaixo:
"Ao qual Elohim propôs para a propiação pela confiança (pisteos) no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Elohim."
 
 
Em Gl 5:22, encontramos a palavra PISTIS, para designar fidelidade, conforme podemos observar no texto abaixo:
"Mas o fruto do Rúrra é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade (pistis), mansidão, temperança."
 
 
2Tm 2:11 "Palavra fiel é esta: que, se morrermos com Ele, também com ele viveremos."
Nesse texto, a palavra pistos é usada para designar firme convicção. Assim sendo, a mensagem transmitida é essa: o autor está convicto de que o morrer com Yahushua, é a certeza de que com Ele também ressuscitará.

 
FIDES - PALAVRA ORIUNDA DO LATIM, COM SIGNIFICADO SEMELHANTE A EMUNAH
 
Ao buscarmos a origem dessa palavra, bem como seu significado, não foi por acaso! Ao contrário! Nosso interesse na análise etimológica da palavra Fide, foi descobrir de onde provém a palavra Fé. E, assim sendo, constatamos que essa palavra NÃO se encontra no hebraico - Antigo Testamento, nem no grego - Novo Testamento e, para nossa surpresa, também NÃO a encontramos no latim!
 
Como mencionamos anteriormente, na tradução do hebraico para o grego, traduziu-se Emunah por Pistis, de modo que Pistis no grego, tivesse o mesmo significado de Emunah. Do mesmo modo, deu-se com a palavra Fide no latim, o qual tem significado: fidelidade, confiança, lealdade, certeza.
 
Vejamos abaixo alguns textos que separamos, na versão latina, onde aparece a palavra Fide e suas flexões em destaque:
 
Atos 17:31 "eo quod statuit diem, in qua iudicaturus est orbem in iustitia in viro, quem constituit, fidem praebens omnibus suscitans eum a mortuis."

Rm 3:25 "quem proposuit Elohim propitiatorium per fidem in sanguine ipsius ad ostensionem iustitiae suae, cum praetermisisset praecedentia delicta."

Gálatas 5:22 "Fructus autem Spiritus est caritas, gaudium, pax, longanimitas, benignitas, bonitas, fides.
 
2Tm 2:11 "Fidelis sermo, Nam, si commortui sumus, et convivemus."

Diante disso, com o objetivo de sabermos de onde provém a palavra Fé, ao buscarmos informações sobre essa palavra, em dicionários, somos automaticamente remetidos a palavra Fide, mas Fide, como podemos perceber, tem significado, ao contrário da palavra Fé, a qual NÃO tem significado algum!
 
O que acreditamos é, que provavelmente Fé NÃO tem como ser uma tradução de FIDE, porque NÃO traz consigo o significado desta palavra. Do mesmo modo, Fé, NÃO pode ser considerada uma transliteração da palavra Fide, porque em nosso idioma, português, temos letras que correspondem a formação e pronúncia dessa palavra!
 
Diante disso, o que temos constatado é que: Fé é uma palavra inventada, a qual NÃO consta nos escritos Hebraico, Grego e, Latino!
 
Assim sendo, onde no latim encontramos Fide e, suas flexões, na tradução para o nosso idioma, foi ENXERTADO a palavra Fé, quando o correto deveria ter sido colocar o significado correspondente da palavra Fide, tais como: confiança, lealdade, fidelidade..., enfim, o correto seria ter colocado termos, que expressassem certeza, convicção acerca do que se ouve.
 
Sugerimos ao leitor, que acessem o seguinte link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/compreendendo-a-respeito-do-tetragrama-sagrado/  nele, abordamos a respeito do Nome do Criador dos céus e da terra e, as formas como a grafia desse Nome Sagrado aparece nas Escrituras!
 
Tembém sugerimos que acessem o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/o-verdadeiro-nome-do-messias-ungido/  nesse estudo o leitor poderá compreender acerca do Nome do Ungido e, as variantes que surgiram com o passar dos anos.
 
Outro estudo que também sugerimos ao leitor é, o estudo Compreendendo o texto de Efésios 2:8, onde mostramos que NÃO SOMOS salvos para ter emunah, mas sim, temos emunah, de modo que a manifestando, recebamos da parte de Elohim, o dom da sua graça, que é a Salvação. Segue o link: www.oholyao-em-queimados-rj.com.br/estudos-escriturais/compreendendo-o-texto-de-efesios-2-8-pela-graca-sois-salvos/
 
A leitura dos estudos contidos nos links sugeridos, contribuirá para que o leitor entenda o porque de fazermos uso da forma reduzida do Nome do Altíssimo, a saber: YAHU e, do mesmo modo, o porque de usarmos a forma Yahushua para nos referirmos ao Ungido. 
 

"Manifestar publicamente a emunah, é ser constante no que crê, afim de vivenciarmos
o milagre do YAHU em nós!"
Diante disso, resolvemos através dessa postagem abordarmos sobre Emuná, afim de trazermos ao conhecimento de todos que: Emunah não se resume apenas no conhecimento etmológico dessa palavra e, muito menos na análise hermenêutica e exegética, MAS SIM, na manifestação do que ela representa na vida dos crentes em IAURRÚSHUA. 
 
Enumeramos abaixo, algumas perguntas que permeam a mente de muitos que se encontram em nosso meio, são elas:
1 - o que é Emunah(fé)?
2 - por que sem Emunah é impossível agradarmos a Ulrrim?
3 - como manifestar a Emuná?
4 - tenho orado, mas o que peço não recebo. Por acaso isso acontece porque não tenho Emunah?
 
Bom, para respondermos as perguntas enumeradas acima, precisamos antes de tudo ter em mente dois pontos fundamentais: 
Primeiro: "Sem EMUNAH, é impossível agradarmos a ULRRIM." 
Segundo: Para salvação, faz-se necessário o CRER em ULRRIM.
 
Como podemos observar, as Escritutas nos revelam duas ações importantes na vida do crente:
1ª) O Crer e;
2ª) A Emunah.

 

OBS: Caso tenha gostado de nosso estudo e, dos demais postados em nosso site, responda nossa enquete contida na Página Inicial e, desejando ser notificado a respeito das novas postagens feitas em nosso site, envia-nos seu e-mail.

Contato

Oholyao em Queimados RJ

oholyaodeiaurrushua@gmail.com

Pesquisar no site

© 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode